segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Daniel Comboni

Este é um dia muito especial para mim. Porquê? Porque é neste dia que a igreja celebra a memória do grande santo Daniel Comboni. Comboni para os mais chegados =)
Ainda hoje, depois de volvidos 128 anos da sua morte, este continua a ser referência para o mundo missionário, talvez por isso se conte por estes dias o sínodo da igreja africana, reunida com Bento XVI em Roma.
Também nestes dias se vive o capítulo geral dos combonianos reunidos igualmente em Roma.

Que o Espírito Santo guie o instituto para que este possa, como pretende, viver com intensidade, a missão, e à luz dos desafios actuais, possa descobrir a verdadeira
ratio missionis.
Comboni merecer-me-ia não um post deslavado como este no final de um dia de trabalho, nem vários post's.
Poderia fazer "resmas" de blog's com tudo o que poderia dizer sobre ele.
É sem dúvida um dos grandes exemplos para mim e para a igreja. Talvez seja exagerado dizer que conhecê-lo mudou a minha vida, mas posso afiançar-vos que mudou a minha forma de ver o mundo e os outros. Conhecer os combonianos, sem que tenha mudado a minha vida, abriu-me as portas do mundo. O exemplo de Comboni é fantástico, e a forma como respondeu à sua vocação idem.
Seguramente alguém que merece ser estudado a fundo, para apaixonar. Depois não digam que eu não avisei :)
Já agora, ainda que no fim, feliz dia de São Daniel Comboni
Há coisas fantásticas não há?

Sem comentários:

Enviar um comentário